sábado, 15 de janeiro de 2011

Porque as comunicações e as artes estão convergindo?



O renascimento cultural teve o grande mérito de elevar as artes, especialmente as artes visuais, ao campo do conhecimento. As manifestações artísticas, a partir desse momento, procuraram atingir àqueles que fossem capazes de entender a aura estética de uma obra. Os meios de comunicação, em contraponto, buscaram, desde que surgiram, atingir o grande público, a audiência massiva.

Na obra “Por que as comunicações e as artes estão convergindo”, Lucia Santaella, livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo), argumenta que esses dois campos, das artes e das comunicações, apesar de suas peculiaridades, estão se aproximam especialmente a partir da década de 1980.

Santaella explica que alguns meios técnicos para a criação artística são praticamente os mesmos utilizados por publicitários, fotógrafos e jornalistas. Ela traça um histórico do avanço das técnicas de comunicação e mostra que essa tecnologia é absorvida no meio artístico. Resgata os questionamentos gerados nas artes a partir da fotografia, passa pela diferenciação entre o cinema experimental e o cinema na Indústria Cultural, até chegar à ideia de que as tecnologias digitais, além de transformarem as formas de comunicação, produziram uma arte interativa.

A obra de Santaella apresenta, ainda que tímida, a questão de proximidades entre as artes e as comunicações. O Livro, no entanto, tem justamente esse objetivo: o de deixar menos cansativo os temas teóricos extremamente complexos. Nesse sentido, “Porque as comunicações e as artes estão convergindo?” traz um panorama muito interessante a quem deseja entender melhor as transformações pós-modernas na Indústria Cultural.

Por que as comunicações e as artes estão convergindo?
Lucia Santaella
Editora Paulus
R$ 11,50

Nenhum comentário: